Pilates e Tensegridade

O nosso corpo é uma estrutura dependente de tensão!

A Tensegridade nos oferece um outro modo de ver o corpo. É mais holístico e integral.

No século XXI nós estamos indo além da biomecânica tradicional para entender como o corpo se move. Passamos muito tempo (desde 1680, quando a biomecânica foi criada) vendo o corpo como uma máquina. Mas nós não somos máquinas! Somos o resultado de um processo de desenvolvimento e crescimento biológico que se desencadeia de uma única célula, que então, se transforma em um organismo biodinâmico, auto-regulável e altamente complexo que é o nosso corpo.

Atualizado Junho de 2019

O nosso corpo é uma estrutura dependente de tensão!

Pilates e Tensegridade

O conceito de Tensegridade se baseia em uma rede de tensão contínua onde a distribuição de forças acontece de forma equilibrada por toda a estrutura, levando ao seu equilíbrio estável mas dinâmico.
Este equilíbrio se manifesta quando a rede contínua de forças que puxa para dentro (forças tensionais), é contra-balanceada pelos membros descontínuos que produzem as forças que empurram para fora (forças compressivas) resultando em um sistema com grande eficiência de organização espacial e de gasto de energia.
A Tensegridade é um princípio básico de organização biológica. Do micro para o macro, ela está presente em átomos de carbono, moléculas de água, proteínas, células, nos animais e em nós.
O Dr. Stephen Levin, cirurgião Norte-americano, cunhou o termo biotensegridade para se adequar melhor aos sistemas vivos. Sob a ótica da Tensegridade, nossos ossos são os membros descontínuos sustentados pela miofáscia (músculos e fáscia) que forma o elemento contínuo que regula a tensão ao redor deles. Equilíbrio tensional sobre a miofáscia favorece o alinhamento natural dos ossos o que facilita a distribuição de tensão por todo o sistema criando maior estabilidade. Alinhamento e equilíbrio que resultarão em conforto, harmonia e ausência de dor, o que por sua vez trarão felicidade e bem estar! O que todos buscamos não é?! Assim, é fundamental manter nosso sistema aberto, sem pontos de rigidez, para que ele consiga distribuir bem as tensões, se estabilizar com mais eficiência e manter íntegros os espaços internos do corpo, fundamentais para a liberdade de movimentos.
É preciso deixar nossa Biointeligência se manifestar! Assim, trabalhamos pela expansão integral da Miofáscia, distribuindo tensão pelo corpo e não mais por contrações musculares isoladas que criam pontos de rigidez e desfavorecem a transmissão e distribuição de forças pela rede fascial. E esse é o novo paradigma de movimento proposto pelo Método Ayama.

Leia nosso Blog

Nosso corpo se adapta dependendo de como nós o usamos.

Aprenda na prática

Método Ayama

Inscreva-se

Soltar a respiração para relaxar o corpo e acalmar a mente. Simples assim…